domingo, 21 de setembro de 2008

Beisebol (8ª série)

Tema 2 – modalidade “ Alternativa” ou popular em outros países: Beisebol
História do Beisebol
O Beisebol é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente nos Estados Unidos da América. Esse esporte também se popularizou no Japão, em Cuba e em vários países da América Central e do Caribe. A partir das últimas décadas do século XIX, esta modalidade difundiu-se dos Estados Unidos da América para varias partes do mundo, ganhando milhares de praticantes.
O Beisebol foi criado por Abner Doubleday, nos Estados Unidos, em 1938. Há quem diga que o esporte teria raízes na Inglaterra e que já em 1700 era praticado por jovens nos fins de semana.
É sabido que o beisebol foi introduzido no Brasil por americanos que trabalhavam em empresas como a antiga Light e a Companhia Telefônica e, também, pelos funcionários do Consulado dos Estados Unidos, que praticavam o esporte como forma de lazer nos fins de semana. Oi (1996) relata que já na década de 1920 existiu uma liga de Beisebol comandada por um diretor da Companhia Telefônica.
Apesar de não ser os que trouxeram o Beisebol ao nosso país, os japoneses foram os grandes responsáveis pela difusão do esporte em terras brasileiras. Oi (1996) relata que devido a esse processo, grande parte dos ídolos brasileiros do esporte são descendentes de japoneses, o que é motivo de alegria para a grande população japonesa aqui residente.
A difusão do Beisebol acompanhou as estradas de ferro que foram construídas para facilitar o escoamento da produção de café, partindo principalmente de São Paulo, através das ferrovias Noroeste Paulista e Sorocabana, nomes que também figuraram nas primeiras ligas desse esporte (OI, 1996). Dessas estradas, o Beisebol foi difundido e passou a ser praticado em outros estados, como o Paraná.
O Brasil detém os títulos de campeão mundial (1993) e vice- campeão mundial júnior (1995) de Beisebol. A cada ano, a modalidade vem se desenvolvendo, permitindo melhores atuações das seleções de base e principal nos campeonatos que disputam. Atualmente no Brasil, existem cerca de 50 equipes de Beisebol distribuídas pelas federações estaduais, totalizando aproximadamente 3.000 atletas.
Dinâmica geral do Beisebol
Para entendermos como se pratica o Beisebol, é preciso conhecer algumas de suas principais características. A primeira delas é que, nesse esporte, cada equipe tem seus tempos de ataque e de defesa separados. A partida acaba somente quando PE completada a disputa de nove ataques e nove defesas. Cada conjunto de ataque/defesa é denominado inning, o que seria equivalente ao set do Vôlei. Cada equipe deve ter nove jogadores.
O campo de Beisebol tem uma área equivalente a um quarto (1/4) de um círculo com 120 metros de raio. Esta área é dividida em duas partes: o jardim externo e interno.
Defesa
9 é o número de jogadores que entram em campo para defender. Abaixo seguem as posições:]
1. Arremessador/ Pitcher:
Basicamente, lança a bola de modo a dificultar a rebatida do rebatedor. Velocidade e controle no arremesso da bola são características do arremessador, assim como o bom preparo psicológico e equilíbrio para jogar sob pressão. O arremessador é o mais visado e cobrado durante uma partida, o que o leva a ser o jogador mais valioso em uma equipe.
2. Receptor/ Catcher:
Pega as bolas lançadas pelo arremessador, auxiliando-o a escolher bolas que dificultem a rebatida do rebatedor. Por ser o único jogador a ter visão geral do campo, tende a ser uma espécie de líder, orientando os demais membros de sua equipe quanto à posição de defesa.
Jardineiros Internos
3. Primeira base/First baseman:Elasticidade e altura são características bem vindas aos jogadores desta posição. A concentração é importante porque, sendo o defensor da 1ª base, ele estará envolvido na maioria das rebatidas. Os canhotos terão facilidade nesta posição.
4. Segunda base/ Second baseman:
O importante aqui é ter velocidade e agilidade. A capacidade de simular jogadas possíveis por antecipação é imprescindível, especialmente quando há corredores nas bases.
5. Terceira base/ Third baseman:
Os principais requisitos são: boa impulsão, reflexo e velocidade pois grande parte das bolas rebatidas em sua direção são curtas e/ou rápidas. O braço forte é muito importante.
6. Interbases/ Shortstop:
Defende a maior área do jardim interno, o que justifica a necessidade de agilidade, braço forte e a boa integração com o jogador da segunda base.
Jardineiros Externos
7. Jardineiro Esquerdo/Left fielder:
Atenção redobrada para cobrir a terceira base. É necessário ter velocidade e agilidade, porém seu braço não precisa ser tão forte quanto o dos demais jardineiros externos.
8. Jardineiro central/ Center fielder:
O jogador que deverá ter maior velocidade e facilidade no lançamento de bolas a longa distância, pois defende uma área maior do que a de qualquer outro jogador. Cobre o jogador da segunda base e o interbases.
9. Jardineiro direito/ Right fielder:
Além da velocidade e da agilidade em reagir às jogadas, deve cobrir os jogadores da primeira e segunda bases sempre que necessário.
AtaqueRebatedor/ Batter:
Um rebatedor por vez entra no batter box para tentar rebater a bola do arremessador. O objetivo é rebater o mais longe possível para que possa conquistar as quatro bases e marcar um ponto.
Corredor/ Runner*:
O objetivo do corredor é conquistar o maior número de bases com "roubadas" ou rebatidas.*A partir do momento em que o rebatedor acerta a bola, ele passa a ser chamado de corredor/runner.

Referencias:
Caderno do professor (proposta)
&