quinta-feira, 16 de outubro de 2008
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Ginástica Geral (G. G.) " 8ª `série "
A Ginástica Geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim), a Dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias e para ambos os sexos, sem limitações para a participação e, fundamentalmente, sem fins competitivos.
A Ginástica Geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.
Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas. Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas; . Oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com outros; . Oportunizar o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes ativos ou não.
A Ginástica Geral (GG) -hoje também conhecida com a nomenclatura Ginástica para Todos é uma atividade corporal considerada uma fusão de outras modalidades de ginástica, pois se compõe de diversos materiais para caracterizá-la como bolas, fitas, solo, plinto, trave, acrobacias, música, entre outros.
Santos (2001, p.23) define a ginástica geral como “[...] um campo abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas”.
O que a difere das outras modalidades gímnicas, é que a GG não tem caráter competitivo e sim demonstrativo.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Índice de Massa Corporal (7ª série)
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que avalia o grau de gordura corporal de um indivíduo. O cálculo é simples, rápido e não requer nenhum equipamento especial, porém, o IMC não pode ser considerado um meio livre de erros, pois não distingue as proporções de músculos, gordura, ossos e água no corpo. Portanto, seu uso não é recomendado para atletas e crianças, por exemplo. Embora haja algumas desvantagens no uso do IMC, o cálculo é reconhecido como padrão internacional na avaliação do grau de obesidade.
Tabela para Classificação - Adultos
IMC e Classificação
abaixo de 20 - Abaixo do Peso
20 a 25 - Peso Ideal
25 a 30 - Sobrepeso
30 a 35 - Obesidade Moderada
35 a 40 - Obesidade Severa
40 a 50 - Obesidade Mórbida
acima de 50 - Super Obesidade
E para clacular o seu I. M. C. é muito facíl, basta saber seu peso e altura .
então você divide o seu peso / (altura)2
exemplo:
IMC =62 kg / 168 altura x 168 altura
IMC = 62 kg / 28224 (altura ª2)
IMC = 2.196...
IMC = 21
esse resultado é + ou - 21 que se enquadra na tabela como peso ideal.