quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ZouK - "7ª série"

Tema 1 – Atividade Rítmica – Manifestações e representações da cultura rítmica de outros países: o Zouk

A palavra Zouk significa “ festa”, e a musica é cantada em créole, uma língua que mistura predominantemente o idioma francês com dialetos africanos. É uma dança caribenha oriunda das Antilhas Francesas, freqüentemente praticada nas Ilhas de Martinica, Guadalupe e Santa Lúcia, e também popular em países africanos onde o português é a língua oficial, como Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné – Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. O ritmo é mundialmente conhecido. Na África, porém é chamado de Kizomba. No Brasil, popularizou-se ao final da década de 1980, com movimentos diferenciados e associados à lambada, influenciando e sendo influenciado por ela.

O Zouk é bastante conhecido na região norte do país o que deve a proximidade com a Guiana Francesa, atualmente considerada parte do território ultramarino francês. O Amapá e o Pará são os estados brasileiros em que o Zouk é mais popular. O ritmo dos passos na dança é lento e os movimentos são realizados com muita proximidade.

Há indícios de que o Zouk tenha influenciado alguns ritmos brasileiros, ocasionando mudanças na forma de dançar o carimbó, por exemplo, com a substituição de duplas soltas por casais abraçados. No caso da lambada, surgida no Pará, durante a década de 1970, além da influência do Zouk e do carimbó, percebe-se também a do forró e de outros ritmos latinos, como o merengue.

Apesar de sua origem caribenha, como simbolização (costumes) e/ ou celebração (festas), o ritmo é considerado uma dança social para casais. Considera-se que o Zouk dançado no Brasil não seja o mesmo dançado no Caribe. Os passos brasileiros são semelhantes aos da lambada, mas realizados mais lentamente. O ritmo dançadonos demais países é chamado de Zouk Love, e seus passos são diferentes, considerados mais suaves. O Zouk Love possui três passos principais: o Zouk cannelle ("Canela"), o Zouk gingembre ("Gengibre") e o Zouk piment ("Pimenta").Para dançá-los é necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundução da cabeça. O passo básico chamado de “canela” se dá de maneira semelhante ao caminhar, para frente e para trás, sendo que o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.

Assim, o membro inferior direito de cada dançarino estará próximo ao membro inferior esquerdo de seu parceiro. O movimento é iniciado com a perna direita do homem projetando-se à frente e conseqüentemente, a perna esquerda da mulher projetando-se para trás. A seguir ambos se preparam, agrupando os membros inferiores, para "dar um passo" no sentido oposto: a mulher movimenta a perna esquerda à frente e o homem a acompanha projetando a perna direita para trás. Esse movimento de " vai- e vem" é contínuo ao longo da dança.

O passo "gengibre" envolve a semiflexão dos joelhos, seguida de extensão, asemelhando-se ao movimento de descer e subir. Essa movimentação na articulação do quadril é realizada à direita e à esquerda. Já o passo "pimenta" é a fusão dos anteriores ("canela" e "gengibre"), com o casal dançando o mais proximamente possível, entrelaçando os membros inferiores. Embora algumas articulações tenham sido enfatizadas na descrição dos movimentos, não basta apenas dar passos à frente, atrás e para os lados para caracterizar o Zouk. Para isso é necessário envolver todo o corpo ao dançar.