quinta-feira, 26 de maio de 2011

UM POUCO SOBRE GINÁSTICA LABORAL

AOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

O QUE É GINÁSTICA LABORAL?
Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA GINÁSTICA LABORAL?
A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.
A ginástica laboral também pode trazer benefícios econômicos diretos para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

O QUE É LER?
O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, sindrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

O QUE SIGNIFICA DORT?
Disturbio osteomuscular relacionado ao trabalho.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LER E DORT?
LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Hip- Hop

Pesquisa 3º ano 2º bimestre.


Tema: Hip-hop.

1) O que é o hip-hop?

2) No Hip- Hop existem 4 elementos: DJ, MC, B- Boy ou B-Girl, grafiteiro(a), alguns autores acrescentam um 5º elemento, o Rap.
Descreva a função de cada um desses elementos:

3) O Hip-Hop surgiu na periferia, e seus adeptos sofriam preconceitos. Por que essas pessoas eram descriminadas?

4) Explique que é uma batalha entre B- Boys (B- Girls) e o que é uma batalha entre crew´s ?

5) Hoje em dia os adeptos ou praticantes do Hip- Hop ainda são descriminados no Brasil? Por que?

6) Em nossa cidade existe um grupo de Hip-Hop e esse grupo é formado por pessoas que praticam o break dance!
- Entreviste um praticante de Hip Hop e pergunte quais os critérios mais avaliados em uma competição ou batalha?
- Como ele (a) cria seus movimentos (coreografia)?
- Quem determina a musica que será tocada em uma competição ou batalha?

7) A origem e as raízes da cultura Hip-Hop estão contidas no sul do Bronx em Nova Iorque (EUA). A idéia básica desta cultura era e ainda é: haver uma disputa com criatividade. Não com armas; uma batalha de diferentes (e melhores) estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva.
Com base no parágrafo acima pesquise e descreva em no máximo 20 linhas como a cultura Hip Hop atrai cada vez mais adeptos.

8) Tragam um vídeo demonstrando como é realizado um desses cinco elementos do hip- hop ou reúna seu grupo e faça uma apresentação de um desses elementos.